O centro cirúrgico é um setor crítico dentro de qualquer hospital pelos seguintes aspectos: foco no paciente, atuação de equipes multi disciplinares, a operação em si, custos e tempos envolvidos.
Assim como a internação, o uso das salas cirúrgicas são concorridas e é necessário um controle e planejamento por parte do hospital: entregar a sala pronta, higienizada, equipada e em condições excelente. Cada cirurgia é muitas vezes marcada com antecedência e deve-se respeitar os agendamentos, com o mínimo de atrasos.
Por isso torna-se necessário saber onde estão os gargalos, podendo ser uma demora na higiene, demora na retirada do material utilizado, equipamentos, entre outros fatores.
O Voice CC vem para apoiar e ajudar na identificação desses gargalos, criando indicadores para otimizar o Centro Cirúrgico de qualquer porte de qualquer hospital.
Medir o desempenho da unidade de CC passa a ser extremamente importante para obter melhores resultados nos processos de trabalho, reduzindo, assim, custos operacionais e promovendo a satisfação dos clientes médico e pacientes.
Como funciona?
As interações de cada equipe são feitas através do tablet* em cada sala cirúrgica.
Todas as equipes devem obrigatoriamente fazer um “início” e “fim” das atividades, para assim, medir os tempos e obter indicadores do giro da sala.
Caso a cirurgia tenha inicio atrasado, o Voice CC pede o motivo do atraso.
No decorrer da cirurgia é possível chamar a equipe de CME antecipadamente.
Ao fim da cirurgia, é possível informar o destino do paciente (RPA ou UTI) para então entrar as equipes assistenciais (Farmácia, Higiene, Enfermagem, etc)
Um dos gargalos de todo o processo é a demora na chegada de cada equipe.
Este módulo de CC tem integração com o Sistema Voice de Mensageria, o que permite enviar mensagens via app para o celular das equipes acionadas, agilizando as atividades e acelerando o setup.
* tablets não inclusos na solução
Tela de controle de equipes do centro cirúrgico
Principais Recursos
Visualizar dados da cirurgia atual e próxima
Informar data real da entrada do paciente
Informar motivos de atrasos
Visualização do processo de Giro de Sala
informar o destino do paciente (RPA / UTI)
Informar o tipo de limpeza (Terminal ou Conorrente)
Medição dos tempos de cada equipe
Acionamento das equipes via app (requer módulo Voice Mensageria)
Indicadores
Voice Biometrial Facial
Limpeza concorrente e Limpeza Terminal
O Voice Centro Cirúrgico pode atuar no modo limpeza concorrente e terminal. Esta última ocorre quando a sala é higienizada para fechamento do Centro Cirúrgico, portanto sem necessidade de medição do tempo de chegada do paciente.
Grupos organizados de trabalho
As equipes são separadas em grupos, com tarefas, responsáveis e tempos específicos dentro da sala de cirurgia, o que permite maior controle das atividades e das funções, além de identificar o processo de cada área.
Tela de cadastro das equipe participantes no processo
Indicadores
O sistema gera e fornece indicadores detalhados sobre os tempos e o desempenho das equipes por data, especialidade e grupo:
Ranking dos motivos de atraso
Tempo total de higienização
Tempo de chegada do paciente
Tempo de espera da chegada de cada equipe
Tempo de execução da atividade por cada equipe
Equipes que ultrapassaram o tempo estipulado
Ociosidade da sala entre pronto/lacrado até chegada do paciente